sábado, julho 18, 2009

Viva o Fim da Escravidão!!!


*por Mena Lima

Ainda lembro como se fosse hoje: tentar gravar um CD, um single ou uma música era quase impossível para quem não dispunha de muita grana. Divulgar, fazer a galera ouvir esse ou aquele som... Minha primeira experiência com uma gravação (já faz uns dez anos), foi em uma mesa MD8(sistema de gravação com Mini Disc) - o mais barato que conseguimos na época. Tinha que gravar a batera, daí mixar tudo pra um canal, e depois usar os canais que sobraram para gravar o resto. Muito pouco funcional e limitado.
Já havia até os PCs com alguns programas de gravação, mas esse programas eram muito pesados. Um PC para rodar, armazenar, processar esses dados, custava caro, pelo menos para um adolescente metido com banda e dinheiro contado, como a maioria é no começo.
Para os que se encaixam nesse perfil, temos realmente que celebrar “o fim da escravidão”; digo isso pois, com o advento da Internet e a popularização dos preços nos produtos de informática, acredito que hoje qualquer um com pouco investimento (também não vá achar que com qualquer “500 pratas”, talvez um “pouco” mais) você vai montar um Home Stúdio!!! Basicamente um PC razoável ( 1.67GHz / 1.50 GB de Ram), uma mesa de som (uma pequena de 4 canais) para amplificar o som dos microfones, e para não ter que ligar e desligar o plug de mic. ou violão, teclado e etc. toda hora atrás do PC, e um microfone ( bom que se invista em um razoável ). Baixe um software de gravação gratuito por exemplo o Audacity pela sua simplicidade, mas há outros bons freewares pela Internet.
Daí com um pouco de leitura dos manuais, e um mínimo de sensibilidade musical você estará gravando suas músicas. É lógico que gravar uma bateria já é outro patamar de gravação que envolverá técnicas de microfonação, material técnico, acústica da sala,... Programe a parte de bateria usando um software, ou então compre CDs de loops prontos - há várias opções de loops prontos, muitos com qualidade excepcional.
Dito isto, chegamos onde eu queria: hoje temos aí a Internet com inúmeros sites de divulgação de bandas e artistas amadores atrás de uma chance, então pegue seu som e insira nesse mundo, e corra muito atrás, porque gravar sua música é a parte mais fácil, o difícil mesmo é alcançar o reconhecimento, a publicidade, a dificuldade de gerar renda nesse ramo, entre outros...
O lado bom é que a escravidão das “Jabaseiras FM” acabou!!! Tá aí a net, com eficácia garantida na divulgação de o que quer que seja.

Sorte pra todos os “Guerreiros da Música no Brasil”!!!

*Mena Lima é músico e começou seu projeto de home studio. Para conferir: www.palcomp3.com.br/menalima

Nenhum comentário:

Postar um comentário