segunda-feira, outubro 12, 2009

Cadillac Records (Sony Pictures – 2008)

*por Felippão

No meu texto sobre o John Mayer eu escrevi muito. Blog não é para isso. É para informar de maneira rápida e coesa e por isso peço minhas desculpas.

Como dizem os assassinos profissionais, “serei breve”.

O genial Cadillac Records retrata a jornada de um imigrante judeu polonês, Leonard Chess, (interpretado por Adrien Brody) na Chicago dos anos 50 tentando sobreviver num bairro negro e barra pesada.

De dono de depósito de lixo a fundador de uma das maiores gravadoras de todos os tempos (Chess Records), Chess construiu um império musical com seu faro para o talento, mas também a base de muita propina, contas que não fechavam, traições, drogas, álcool e egos inflamados. Mais Blues impossível.

Mas, apesar de tudo, Chess era como um pai para seus pupilos. E tinha que sê-lo mesmo, pois com Muddy Waters, Willie Dixon, Howlin’ Wolf, Little Walter, Etta James, Chuck Berry, Koko Taylor entre outros em seu cast ele tinha que tratar suas galinhas dos ovos de ouro a “pão de ló”, como diz minha adorada Vovó Ernila.

Vocês verão drama, alegria, barras pesadíssimas, o florescer de talentos, os Stones em sua mais tenra juventude (para quem não sabe o nome da banda veio de uma música de Muddy Waters), homens honrados, outros nem tanto, paixões e música. Muita música. Muita música de qualidade.

O elenco é espetacular com o já citado Adrien Brody (Leonard Chess), Jeffrey Wright (Muddy Waters), Gabrielle Union (Geneva Wade, esposa de Waters), Columbus Short (dando um show de bola como o gaitista pilantra, 171, mau caráter, bandido e genial Little Walter), Cedric The Entertainer (Willie Dixon), Eamonn Walker (com uma impressionante personificação do gentle giant Howlin' Wolf), Mos Def (como um Chuck Berry controverso e cheio de marra, como é até hoje com 80 e blaus na cara) e Beyoncé Knowles (muito bem como Etta James).

Nunca fiz uma resenha sobre um filme na minha vida. Espero sinceramente que isso desperte em vocês a curiosidade de vê-lo (infelizmente este filme não saiu no Brasil, mas tem na internet pessoal e nas locadoras!) e quem sabe se tornarem fãs de Blues assim como eu.

Sugiro um exercício antes de verem o filme: procurem assistir no You Tube algumas performances destes artistas e depois vejam o filme. Verão que as interpretações e personificações estão excelentes.

Também recomendo “A História do Blues” (Lightining in a Bottle), a série The Blues (Scorsese e diversos diretores como Clint Eastwood, Marc Levin, Richard Pearce entre outros), “Os Irmãos Cara-de-Pau” (Blues Brothers) e “Os Irmãos Cara-de-Pau 2000 (Blues Brothers 2000).

Mais informações em:

http://www.apple.com/trailers/sony_pictures/cadillacrecords/

http://www.imdb.com/title/tt1042877/

http://en.wikipedia.org/wiki/Chess_Records

Keep Rockin’

P.S.: Sabe quando eu disse q escreveria pouco desta vez? Eu menti, rsrsrsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário