quarta-feira, abril 06, 2011

É Tudo De Verdade


Eu havia me programado para escrever alguma coisa hoje a respeito do U2 e das bandas que seguiram o caminho da que hoje é a maior do planeta (isso porque nada se compara aos Rolling Stones). Mas por um motivo nobre revisitei os vídeos e escutei o dia inteiro músicas de uma banda que, com toda a certeza, é uma das que mais se pode dizer uma legítima representante do rock n’roll. Não sei o que veio à mente de quem está lendo esse pedacinho de texto, mas estou falando dos Foo Fighters. Ok, já havia mencionado Dave Grohl e cia. na publicação anterior, mas não deu. Comecei ouvindo ontem algumas músicas (até porque tenho todos os discos de estúdio), postei alguns vídeos no Facebook, e hoje simplesmente saí ouvindo tudo dos caras, baixando mais vídeos, revisitando discos que há tempos não escutava, como foi o caso de “In Your Honor”, de onde saiu “Best Of You”, “D.O.A.” e outras pérolas. Trata-se de um disco duplo, com um CD com a sonoridade que é peculiar ao FF e outro completamente acústico, onde se contou até com a participação de Norah Jones e os vocais do baterista Taylor Hawkins na excelente “Cold Day In The Sun”. Amigos do Facebook pediram para eu “mudar o disco” de tantos vídeos que eu havia postado (a maioria deles do excelente show no estádio de Wembley, em 2008, que contou até com a participação dos eternos led zeppelianos John Paul Jones e Jimmy Page), mas não dei ouvidos e acabei por escrever mais sobre os caras. A fórmula do Foo Fighters é bem simples: guitarras no talo, um bom batera, um baixo convincente e um bom vocal. Só isso. Sem firulas, sem enganação. Os caras se bastam no palco e só. Isso, meus amigos, é uma coisa muito difícil de se ver hoje em dia, com tantas bases programadas invadindo os shows de rock. Nada contra as bases pré-gravadas, que aproxima mais o artista daquilo que ele faz em estúdio quando grava um álbum, mas a veracidade ao vivo é um ponto indiscutível e inigualável...

*Para escutar: “Best Of You” (do disco “In Your Honor”) e “The Pretender” (do álbum “One By One”

Nenhum comentário:

Postar um comentário