domingo, setembro 11, 2011

O Rock(?) In Rio Voltou!


O ano era 1985. Milhares de brasileiros presenciaram, como nunca antes em solo nacional, a chegada dos maiores ícones da música planetária. A primeira edição do Rock In Rio, realizado entre os dias 11 e 20 de Janeiro daquele ano, marcou para sempre a memória daqueles que presenciaram um dos maiores eventos já produzidos no Brasil em termos de entretenimento.

O ano é 2011. Cerca de 700 mil pessoas comparecerão a um dos maiores eventos de música do planeta no Rio de Janeiro, entre as datas de 23 de Setembro e 02 de Outubro. Por aqui passarão nomes como Guns n’ Roses, Red Hot Chili Peppers, Metallica, Motörhead e Lenny Kravitz.

Na primeira edição do Rock In Rio, o evento fazia jus ao nome. Literalmente. Por aqui passaram nomes como Queen, Iron Maiden, AC/DC, Whitesnake, Scorpions, Barão Vermelho, Nina Hagen. Tudo bem que outros nomes não tão “rock” assim também compareceram àquela que foi nossa maior celebração de música desde os famosos “festivais” dos anos 60 e 70, como James Taylor e Ney Matogrosso, mas nada que se compare a Claudia Leitte, Rihanna, Janelle Monáe, nomes confirmados para a edição desde ano. Não podemos afirmar que o “Rock” In Rio será o “Rock In Rio”. O evento mudou sua temática, teremos rodas gigantes e tirolesas. No ano de 1985 não havia nada disso. Era música e pronto.

Mas não há deméritos em se alterar um conceito. A música hoje é mundial, o rock se mescla ao pop, ao funk, ao trash, ao heavy, ao blues e outros gêneros. O rithym n’ blues está presente em quase todas as vertentes musicais, como o Hip Hop e o Rap. A família Medina, de olho nas mudanças do mundo e nas preferências nacionais, nas paradas musicais de rádio (isso ainda existe aqui no Brasil?) e nas pesquisas feitas pela internet, nos proporcionará um evento enxuto, bem feito e que agradará a todos os gostos. Simples assim. Haverá Rock e todos os outros estilos já citados. Haverá música, haverá diversão. Novos amores se conhecerão, velhos amores comparecerão, novas amizades se formarão. Assim como aconteceu naquele longínquo 1985. Assim como aconteceu nas outras edições nacionais de 1991 e 2001. A magia está de volta. Viva o Rock In Rio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário